31/05/2012

Biografia de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, Pernambuco. Filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Desde criança, Luiz Gonzaga se interessou pela sanfona, ele ajudava o pai tocando zabumba e cantando em festas religiosas e forrós.


Saiu de casa em 1930 para servir ao Exército, mas já era conhecido como sanfoneiro. Em 1939 foi morar no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfona. Começou a tocar nos mangues, no cais, em bares, nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas. Passou a participar de programas de calouros, solou uma música sua ''Vira e Mexe'', e ficou em primeiro lugar.

A partir de então começou a participar de programas radiofônicos, inclusive gravando discos, como Sanfoneiro, para outros artistas, até ser convidado para gravar como solista, em 1941. Continuou fazendo programas de rádio, que estavam no auge e tinha artistas contratados.

Em 1943, passou a se vestir como vaqueiro nordestino e começou a parceria com Miguel Lima. Depois, realizou uma parceria com o jornalista cearense Humberto Teixeira, com quem passou a compor a cerca de temáticas nordestinas, estabelecendo o ritmo do baião. São produtos, dessa parceria as obras: Baião (1946), Asa Branca (1941) e Juazeiro (1948), Paraíba (1950), entro outros enormes sucessos. Passou a ser denominado o ''Rei do Baião''. No dia 4 de agosto de 1989, faleceu, deixando 56 discos e mais de 500 canções.

0 comentários:

Postar um comentário